
Arranca hoje aquela que é conhecida como a maior operação estatística do país, "Censos 2011". O objectivo é perceber a realidade portuguesa, quantas pessoas somos? Qual o nosso nível de estudos? Onde trabalhamos? ou como vivemos?
A resposta a estes inquéritos é obrigatória, e a partir de hoje, recenseadores devidamente credenciados irão visitar os lares portugueses.
A grande novidade este ano é a possíbilidade de responder antravés da Internet.
Como funciona?
Os recenseadores devidamente identificados (colete amarelo, pasta azul, ambos com os logótipos dos Censos 2011, e ainda um cartão (com fotografia) devidamente autenticado), irão visitar a partir de hoje as casas portuguesas, e vão proceder à entrega dos questionários, e ainda de um envelope com os códigos para a resposta na internet, esta distribuição será feita até dia 20 de Março
NOTA: Caso até ao dia 20 de março, o senhor freguês não tenha recebido nenhuma visita por parte dos recenseadores, deverá deslocar-se à Junta de Freguesia, ou contactar a linha (gratuita) de apoio aos censos 800 22 2011.
As respostas!
O momento de resposta terá inicio a 21 de Março, e as respostas deverão ser dadas tendo em conta esta data.
A resposta pela internet poderá ser dada entre 21 de Março e 10 de Abril. Caso não possua internet deverá aguardar que o recenseador passe na sua residência para recolher as respostas em papel até ao dia 24 de Abril.
Dúvidas:
Em caso de dúvida existem sempre três possíbilidades
1 Questionar o recenseador.
2 Contactar a linha gratuita 800 22 2011 (dias úteis das 9h às 20h) de apoio aos censos.
3 Dirigir-se à respectiva Junta de Freguesia.
Mais uma vez é importante relembrar que por lei, é obrigatório responder aos Censos, e que o sucesso desta operação depende da colaboração de todos.